Quem enfrenta problemas com a obesidade severa pode procurar ajuda médica. Por isso hoje você entenderá como funciona cirurgia bariátrica?

A cirurgia é realizada quando os níveis de obesidade do paciente chegam a limites extremos. Nesse caso, ela pode ser indicada para que se consiga uma perda de peso rápida e eficiente.

Como funciona cirurgia bariátrica

A cirurgia consiste em uma alteração feita no sistema digestivo. A ideia é fazer com que o estômago suporte a presença de menos comida, o que naturalmente vai alterar a forma como o paciente come.

Como irá comer menos, também passará a absorver um menor número de calorias. Com isso, a tendência é que a perda de peso comece a ocorrer de forma gradual.

Esse tipo de procedimento é realizado como última instância para promover o emagrecimento. Por isso mesmo, o paciente precisa ser acompanhado por médicos e, também, psicólogos.

Quem pode fazer

Como você já viu, uma cirurgia bariátrica não é um tratamento de beleza. Trata-se de um procedimento médico indicado para quem já tenha ultrapassado o grau dois de obesidade.

O mais comum é que seja realizada em pessoas que tenham entre 16 e 65 anos e apresentem as seguintes características:

  • IMC superior a 50 kg/m²;

  • IMC superior a 40 kg/m², sem perda de peso por dois anos;

  • IMC superior a 35 kg/m² associado a doenças cardiovasculares, diabetes, pressão ou colesterol altos.

Mesmo atendendo a essas situações, pode ser que o procedimento não seja indicado em alguns casos. Isso porque a mudança é muito grande e algumas pessoas podem não lidar bem com ela.

Vale a pena fazer a cirurgia?

Agora que você já entendeu como funciona cirurgia bariátrica é preciso saber dos seus benefícios. Depois disso, então, você pode avaliar se vale ou não a pena passar pelo procedimento.

Inicialmente é preciso dizer que o principal resultado da bariátrica é a diminuição do peso corporal. Assim, problemas como colesterol, diabetes e insuficiências cardíacas e respiratória podem melhorar.

Além disso, muita gente relata uma mudança psicológica e social relacionada com a autoestima. Isso porque o sobrepeso, por vezes, dificulta a interação social e até mesmo a mobilidade física.

Então, o procedimento pode ser bastante doloroso e invasivo, mas costuma render bons frutos. Por isso, fique atento para entender o que deseja fazer com o seu corpo.

Conclusão

Agora você já sabe como funciona cirurgia bariátrica e quais são os benefícios. Então chegou a hora de pensar se realmente vale a pena passar pelo procedimento. Só você pode decidir.