Celular motorola travado: dicas de como resolver?

celular motorola travado

Quem nunca enfrentou problemas com o seu smartphone e se viu perdido quando o celular Motorola travou? Esta situação é familiar para muitos, especialmente com os desafios que surgem após atualizações e a instalação de aplicativos. 

Infelizmente, diversos modelos da empresa enfrentaram travamentos e desligamentos inesperados, forçando muito clientes a terem que aprender como resetar Motorola – embora a marca tenha resolvido esse problema em modelos mais recentes com atualizações do Android para garantir um desempenho fluido. 

O One Vision é um exemplo notável, oferecendo um sistema operacional eficiente e um carregamento rápido com o exclusivo Turbo Power, que proporciona 7 horas de uso com apenas 15 minutos de carga.

Contudo, se você possui um modelo mais antigo que continua a apresentar travamentos, há algumas dicas que podem ajudar a resolver o problema. Continue lendo para descobrir como resetar o seu aparelho e o que fazer quando o celular Motorola trava.

Como Realizar o Reset do Celular Motorola

A primeira ação a tomar quando o celular Motorola trava é efetuar um reset no aparelho. Isso reinicializará o dispositivo e permitirá que o sistema seja reprocessado. Isso se tornou a solução preferencial, uma vez que a maioria dos smartphones modernos não possui baterias removíveis.

O método de reset que vamos descrever funciona em dispositivos Moto G e é bastante simples. Pressione simultaneamente o botão Liga/Desliga e o botão Diminuir Volume e mantenha ambos pressionados por 10 a 20 segundos.

Dentro de alguns segundos, o celular desligará e, em seguida, iniciará o processo de reinicialização. Não se preocupe, pois nenhum aplicativo, foto, arquivo ou dado será perdido. Se o problema persistir, existem outros métodos que você pode tentar.

Restaurar Configurações de Fábrica

Motorola

Se o problema de travamento persistir mesmo após o reset do celular Motorola ou se você não conseguir realizar os passos mencionados, uma opção é realizar uma restauração ou redefinição para as configurações de fábrica. Isso deixará o seu dispositivo nas mesmas condições em que estava quando foi retirado da embalagem.

Nesse processo, o sistema é completamente reiniciado e todos os aplicativos e dados são excluídos. Essa ação é necessária em alguns casos, pois certos aplicativos podem impactar negativamente o funcionamento de modelos mais antigos da Motorola, como o Color Note.

Se você tem arquivos, dados ou fotos importantes que não podem ser apagados, existem duas opções. A primeira é fazer um backup e salvar o que é essencial em seu computador. Para isso, basta conectar o celular ao computador usando o cabo USB e salvar os arquivos necessários.

A segunda opção, que é viável em modelos a partir do Moto G, envolve a sincronização com uma conta do Google assim que o celular terminar a redefinição. Dependendo do tipo de arquivo, como fotos, é necessário fazer o backup no Google Drive, por exemplo.

Para realizar a restauração de fábrica, siga os passos abaixo:

  • Acesse as configurações do seu celular.
  • Role a tela até o final.
  • Selecione a opção “Fazer backup e Redefinir”.
  • Escolha a opção “Restaurar dados de fábrica”.
  • Selecione “Restaurar telefone”.

Após essa etapa, uma mensagem aparecerá solicitando confirmação de que você deseja redefinir o aparelho e que todos os dados serão apagados. Ao concordar e prosseguir, se o seu telefone tiver uma senha ou padrão de segurança, você deverá fornecê-lo.

A redefinição começará automaticamente e, dependendo do aparelho, esse processo pode levar cerca de 10 minutos em média. Certifique-se de que o seu celular esteja conectado a uma rede Wi-Fi e ao carregador durante esse período.

Restauração Externa

Se o seu aparelho continua a apresentar problemas e você não consegue acessar as configurações para realizar uma redefinição de fábrica, existe uma última alternativa: a restauração externa. 

Essa é uma opção mais avançada que permite reiniciar o Android de forma ainda mais completa do que a redefinição de fábrica. Nesse método, que é aplicável a partir do Moto G, todos os seus dados serão apagados.

Para realizar a restauração externa, siga os seguintes passos:

  • Desligue o seu dispositivo.
  • Pressione o botão Diminuir Volume por 2 ou 3 segundos.
  • Pressione o botão Liga/Desliga por alguns segundos e, em seguida, solte ambos os botões.
  • Use o botão Diminuir Volume para navegar nas opções e selecione a segunda, que é “Recovery”.
  • Pressione o botão Aumentar Volume para selecionar.

Após essas etapas, uma imagem do robô Android aparecerá na tela, acompanhada por um ícone de exclamação. Pressione o botão Aumentar Volume por cerca de 15 segundos e, em seguida, solte-o e pressione o botão Liga/Desliga.

Uma nova lista de opções, geralmente em cores vermelhas e azuis, aparecerá na tela. Use o botão Diminuir Volume para selecionar “Wipe data/factory reset” e, em seguida, escolha “Yes/delete all user data”. O processo de restauração avançada começará, e quando estiver concluído, basta selecionar o botão Liga/Desliga para iniciar o seu celular normalmente.

Finalmente, conforme avaliação do site Bitmag, problemas de travamento são comuns em modelos mais antigos, e se as soluções acima não resolverem o seu dilema, considere a possibilidade de atualizar para um aparelho mais novo e aprimorado, como o Motorola One Vision, que oferece um desempenho superior e evita problemas de travamento.